Vitaminas As vitaminas são nutrientes muito importantes para o funcionamento do organismo, sendo que a maior parte delas são obtidas através da ingestão de uma alimentação equilibrada.

A falta de vitaminas no organismo (hipovitaminoses) pode acarretar doenças, como:
  • Falta de vitamina B12: anemia
  • Falta de vitamina K: dificuldades de coagulação
  • Falta de vitamina A: alterações nos olhos, pele, ossos, sistema nervoso e circulatório.

Algumas das principais causas  falta de vitaminas são:
  • Redução da ingestão
  • Diminuição da absorção
  • Alterações da flora intestinal
  • Alterações do metabolismo

Por outro lado, o excesso de vitaminas no organismo (hipervitaminose) pode ocorrer em alguns casos em que o consumo ou a suplementação da vitamina é acima do recomendado. O excesso no consumo de vitaminas pode comprometer o sistema renal, ou até mesmo ser tóxico ao organismo.

As vitaminas são divididas em dois grupos de acordo com a sua solubilidade:
  • Solúveis em gorduras = Vitaminas Lipossolúveis
  • Solúveis em água = Vitaminas Hidrossolúveis
Vitaminas Lipossolúveis Absorção junto à da gordura
A, D, E e K

As Vitaminas Lipossolúveis são absorvidas quando há presença de lipídeos (gordura), bile e suco pancreático. Após a absorção no intestino, estas são armazenadas nos tecidos.

Vitaminas Hidrossolúveis Absorção junto à água
Vitaminas do complexo B (B1 B2 B6 B12), Ácido Fólico e Vitamina C

As Vitaminas Hidrossolúveis são absorvidas também no intestino e transportadas para os tecidos para serem utilizadas. O organismo utiliza o necessário, sendo que os excessos são eliminados na urina.

Algumas vitaminas são perdidas no processo de cozimento. Por isso, para que a maior quantidade seja aproveitada pelo organismo, as verduras e legumes devem ser preferencialmente consumidos em sua forma natural (cru), e de preferência, quando possível, também com a casca.

Tabela de Vitaminas:


image
Ácido Fólico
O ácido fólico, também conhecido como folacina ou ácido pteroil-L-glutâmico, caminhou juntamente com a história da vitamina B12.
Mais....

image
Vitamina A
A vitamina A ou Retinol recebeu esta denominação, pois como a primeira letra do alfabeto é A, esta vitamina foi a primeira a ser caracterizada como uma substância essencial ao organismo.
Mais.....

image
Vitamina B1
A vitamina B1 foi a primeira vitamina descoberta no século XX. Ela está presente em diversos alimentos, porém em quantidades relativamente pequenas. Beribéri é o nome da doença referente à deficiência de B1.
Mais.....

image
Vitamina B2
A vitamina B2, também conhecida como Riboflavina, foi descoberta no final do século XIX, quando pesquisadores isolaram de alguns alimentos uma substância amarelada, denominada flavina.
Mais.....

image
Vitamina B5
A vitamina B5 ou Acido Pantotênico, foi identificada na década de 1930 como um fator essencial para o crescimento das leveduras. Seu nome vem do grego pantos,
Mais.....

image
Vitamina B6
No final do século XIX descobriu-se que uma das causas de dermatite era a deficiência de vitamina B2. Mais tarde, verificou-se que um fator solúvel em água era a real causa destas dermatites, denominada vitamina B6.
Mais.....

image
Vitamina B12
Estudos recentes mostraram que a vitamina B12 e o ácido fólico obtidos de alimentos não são enzimas ativas para os humanos. Durante o processo de digestão, a vitamina B12 e o ácido fólico passam pelo estômago, onde há o fator intrínseco que transforma as enzimas inativas, em ativas e prontas para serem melhores absorvidas pelo organismo.
Mais.....

image
Vitamina C
A vitamina C é uma vitamina hidrossolúvel sintetizada por plantas e por quase todos os animais, com exceção dos humanos, alguns roedores e pássaros, que devem obtê-la através da alimentação.
Mais.....

image
Vitamina D
A vitamina D foi por algum tempo confundida com a vitamina A, porém em 1922, dois pesquisadores relacionaram um fator dietético, ar fresco e sol como fatores de cura para o raquitismo.
Mais.....

image
Vitamina E
Em 1922, foi descoberta a existência de uma substância no embrião do grão de trigo, cujo papel foi proposto em favorecer as funções de reprodução.
Mais.....

image
Vitamina K
Em 1929, dois pesquisadores observaram a síndrome hemorrágica em animais, devido à diminuição dos níveis de protombina no sangue. Mais tarde, outros pesquisadores isolaram os fatores anti-hemorrágicos chamado de vitamina K.
Mais.....

image
Retorno Nutrientes

Ácido Fólico

Vitamina A

Vitamina B1

Vitamina B2

Vitamina B5

Vitamina B6

Vitamina B12

Vitamina C

Vitamina D

Vitamina E

Vitamina K

image

image

Frutas
Como escolho as melhores frutas?
Descubra aqui.



image