Atividade física – Alimentação realmente melhora desempenho?


Quando pensamos em nutrição e esporte, vemos que são áreas que se complementam e é difícil pensar em um sem abordar o outro. A alimentação adequada é um dos fatores importantes e essenciais para a otimização do desempenho, sendo esse sempre relacionado a outros fatores como:

  • Características genéticas do esportista
  • Condições de treinamento
  • Repouso suficiente
  • Aspectos psicológicos

Portanto, a nutrição pode melhorar a capacidade física, mas não assegura, isoladamente, um alto desempenho físico.
A alimentação ideal é aquela que fornece todos os nutrientes necessários para um perfeito funcionamento do organismo e quando consumidos proporcionam energia suficiente para manter as funções vitais, tanto em repouso quanto em atividade física. Para entendermos melhor é importante conhecer as principais funções dos 4 grupos alimentares:

A alimentação adequada antes, durante e depois do exercício é igualmente importante e está correlacionada ao tipo de atividade física, duração e intensidade:

  • Alimentação Pré Treino: garante fornecimento de energia necessária para a realização da atividade, melhora do rendimento e preservação do tecido muscular. Priorizar fontes de carboidrato.
  • Alimentação Durante Treino: visa manter o bom rendimento e evita a fadiga. É importante a ingestão de líquidos para reposição dos sais minerais e incluir alimentos fontes de carboidrato.
  • Alimentação Pós Treino: garante a reposição da energia utilizada e o reparo do tecido muscular. Alimentação deve ser equilibrada tendo como principais fontes proteínas e carboidratos.

HIDRATAÇÃO
Durante a atividade física o organismo produz calor e perde quantidade significativa de líquido e sais minerais que se dissipa através do suor. Esta perda de líquido é muito variável de acordo com o clima, tipo de exercício, intensidade do treino, horário do dia, local do treinamento, entre outros fatores.
A correta hidratação visa a reposição de água e o balanço de eletrólitos (principalmente sódio e potássio). A reposição hídrica deve ser feita com frequência e inicia-se antes do inicio do treino e/ou competição. Muitas vezes, quando o nosso organismo manda um sinal de sede, é porque já estamos em um processo de desidratação e por isso, não podemos esperar ter sede para iniciar a hidratação, principalmente durante o exercício.

SUPLEMENTAÇÃO
Os suplementos alimentares estão muito presentes na área do esporte, uma vez que a ciência mostra cada vez mais sua importância na melhora dos resultados e alcance de metas. O uso de suplementos desempenha um papel importante para atletas e praticantes de atividade física manter a saúde e a boa forma física, principalmente para os atletas de alto rendimento onde muitas vezes a alimentação não é suficiente, por isso que a suplementação nutricional é indicada.

É crescente o número de atletas ou praticantes de atividade física que utilizam suplementos alimentares de forma irregular para obter algum benefício ou fazem dietas extremamente restritivas, nutricionalmente desequilibradas podendo dessa forma desfavorecer um bom desempenho e ainda trazer prejuízos ao organismo.

Por isso é de extrema importância o acompanhamento nutricional para adaptar a alimentação de acordo com o tipo de treino e fornecer o aporte necessário de nutrientes para a manutenção da saúde e melhora do desempenho do atleta e do praticante de atividade física.
Além disso, o nutricionista esportivo é o profissional que pode auxiliar a encontrar o equilíbrio entre o exercício e melhora de rendimento, oferecendo ideias práticas e acessíveis ao seu dia a dia sem deixar de lado o prazer da alimentação e o convívio social.
REFERÊNCIAS

  1. COZZOLINO, S. M. F.; COMINETTI, C. Bases fisiológicas da nutrição nas diferentes fases da vida, na saúde e na doença. Baureri, SP: Manole, 2013.
  2. PANZA, V.P.;COELHO,M.S.P.H. et al. Consumo alimentar de atletas: reflexões sobre recomendações nutricionais, hábitos alimentares e métodos para avaliação do gasto e consumo energéticos. Rev. Nutr., Campinas, nov./dez., 2007.
  3. http://www.cfn.org.br/index.php/suplementos-alimentares-voce-precisa-deles/

 

 

 

 

Equipe de Nutrição
Alessandra Coelho

Natália Bisconti

Dyandra Loureiro
Marcella Rezende


         

   
   
   

 

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